FAKE NEWS: Mulher é presa por manter o marido acorrentado em casa durante o carnaval?

A notícia surgiu nas redes sociais na primeira semana de março de 2019, indo parar até no nosso grupo do Facebook. Segundo o texto, que é compartilhado acompanhado de fotos dos envolvidos, uma mulher de Campo Verde (GO) teria acorrentado o marido durante os 5 dias de carnaval e que ele teria sido libertado pelos vizinhos somente na quarta-feira de cinzas.

A notícia afirma também que, de acordo com a Polícia Militar, Aguinaldo dos Santos teria sido preso por correntes pela sua própria esposa enquanto dormia, passando os 5 dias de carnaval sem poder sair de casa. Enquanto isso, diz a reportagem, Jéssica Balbino teria saído todos os dias para o carnaval de sua cidade.

Jéssica teria confessado em depoimento à Polícia que manteve o marido acorrentado em casa por vingança já que ele a traiu diversas vezes em carnavais anteriores, sendo autuada em flagrante por cárcere privado.
Será que essa notícia é verdadeira ou falsa?

Como você pode notar nessa história, ela tem várias características de uma fake news:
Usa nomes de pessoas que não existem
Não revela dados importantes, como em qual delegacia o crime teria sido registrado
Usa fotos e imagens que nada tem a ver com a história
Não foi noticiado em nenhum jornal (apenas em sites conhecidos por espalhar fake news)
Apela para o emocional do leitor (criando uma empatia com o assunto)
Possui erros de gramática

Logo de cara, uma busca por “Aguinaldo dos Santos“ e “Jéssica Balbino“ não retorna nenhum resultado, a não ser de sites que apenas copiaram o mesmo texto.

Não há nenhuma menção ao assunto nos jornais locais (nem de Campo Verde e nem do estado de Goiás). Aliás, não existe uma cidade chamada “Campo Verde” em Goiás, mas Campos Verdes. O município de Campo Verde (no singular) fica no estado do Mato Grosso.

O site que espalhou essa história, o Folha Brasil News, já é conhecido aqui no E-farsas por disseminar notícias falsas na web. Foi esse mesmo site que inventou a fake news (dentre várias outras) que dizia que um paraense teria morrido após introduzir uma jibóia em seu ânus:

Um paraense quase morreu ao enfiar uma jiboia no seu orifício anal?

É claro que o Folha Brasil News não mostra nenhuma prova do que escreve, mas mesmo assim muita gente acaba compartilhando o assunto como se fosse real:
As fotos usadas na fake news

Se essa notícia é falsa, como explicar as fotos usadas na “reportagem”? A resposta vai te surpreender (brincadeira, gente):

Uma busca reversa dessas imagens revela que a mulher que aparece na imagem (e chamada de “Jéssica Balbino”) é, na verdade, uma fugitiva da justiça que teria sido capturada por caçadores de recompensas norte-americanos. Não há muita informação a respeito dessa foto, mas ela faz parte de uma galeria chamada “mulheres algemadas” no Flickr.

Perceba no detalhe abaixo que as algemas são roxas, bem diferentes das usadas pela polícia no Brasil:

Quanto ao homem que aparece preso por correntes, não encontramos a sua origem. Quem souber, nos ajude aí nos comentários.
Conclusão

A notícia afirmando que uma mulher teria amarrado o marido com correntes para impedi-lo de comemorar o carnaval, em Goiás, é falsa!

Matéria do É-farsas

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem