Criminosos explodem 3 torres de energia da Chesf em Fortaleza e em Pacatuba

Após trégua de dois meses desde o início da onda criminosa de ataques no Cearå em 2019, bandidos voltaram a agir na noite desta segunda-feira (1). Vårias explosÔes em torres de energia da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf) foram registradas em duas cidades: uma em Fortaleza, no Planalto Pici, e outras duas em Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza.

O esquadrĂŁo antibombas do Grupo de AçÔes TĂĄticas Especiais (Gate), o Comando TĂĄtico Motorizado (Cotam) e a PolĂ­cia Militar estiveram nos trĂȘs locais. A motivação teria sido a insatisfação com a briga entre uma advogada e um agente penitenciĂĄrio. As informaçÔes sĂŁo do programa Barra Pesada, da TV Jangadeiro/SBT.

TrĂȘs artefatos explosivos foram deixados na base de uma das torres de transmissĂŁo de energia da Chesf no Planalto Pici, em Fortaleza. Pelo menos dois foram explodidos por volta das 18h30 pelos bandidos, deixando moradores da ĂĄrea assustados. O Ășltimo artefato foi explodido pelo prĂłprio Gate.

Viaturas fizeram patrulhamento na ĂĄrea em busca de suspeitos que estariam em um carro Honda Civic e armados. Moradores de bairros vizinhos comentaram que ouviram os estrondos.

Outros dois ataques foram registrados em Pacatuba. O primeiro, na entrada da avenida que dĂĄ acesso Ă  cidade, na CE-060. Bombas foram colocadas na base de outra torre de transmissĂŁo de energia. Uma foi detonada e outros dois artefatos foram encontrados no local, por volta das 19h30.

A Polícia Rodoviåria Estadual (PRE) fez controle do trùnsito. Também na região, desta vez no Açude Gavião, policiais foram acionados para a årea onde também houve explosão em uma torre de energia.

Uma carga de explosivos foi roubada no fim de 2018 e apreendida sob domínio de uma facção criminosa da capital, também envolvida nos ataques deste ano.

“A gente chegou aqui, por volta das 19h, 19h30, ouvimos um estrondo grande. A comunidade toda se assustou. Cheguei mais prĂłximo, vi o artefato de perto, logo apĂłs a polĂ­cia chegou e isolou a ĂĄrea. Situação bem crĂ­tica. Empenou (a torre), inclusive trazendo risco. VĂŁo continuar realmente os ataques? É inaceitĂĄvel. Pedimos que o governo tome providĂȘncia”, disse um morador, que preferiu nĂŁo se identificar.

As facçÔes criminosas comandaram uma onda de ataques por todo o Estado, que teve inĂ­cio no dia 2 de janeiro,cessando somente no Ășltimo dia 4 de fevereiro. Os principais alvos das açÔes foram ĂŽnibus, vans do transporte pĂșblico, prĂ©dios e equipamentos pĂșblicos e privados. AtĂ© o dia 4 de fevereiro, o Sistema Jangadeiro contabilizou 283 ataques em 56 dos 184 municĂ­pios do CearĂĄ. A capital, Fortaleza, concentrou o maior nĂșmero deles, com 134.


Matéria do Tribuna do Cearå

Postar um comentĂĄrio

Postagem Anterior PrĂłxima Postagem